A ideia deste livro partiu do grupo de professores de uma das linhas de pesquisa de Mestrado em Educação, do CUML, Constituição do Sujeito no Contexto Escolar. Tal linha investiga a constituição do sujeito imerso nas práticas escolares, considerando seus aspectos psicossociais, históricos e culturais. Abrange os estudos e pesquisas de práticas e formação docentes, em suas articulações com diferentes teorias. Enfatiza a constituição da subjetividade, a aquisição do conhecimento, a linguagem e as relações interpessoais no contexto escolar. Assim, a temática do livro EDUCAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO NA CONTEMPORANEIDADE está voltada para a constituição do sujeito nas diversas práticas escolares e nas questões teóricas relacionadas. Discutimos a constituição da subjetividade pela intersubjetividade, como diz Bakhtin e, claro, pela linguagem, mediação semiótica, que nos coloca nessa ‘dança’ da interlocução. É a capacidade linguística que nos permite colocarmo-nos no lugar do outro, em todos os momentos, em suas possibilidades e em suas mazelas. O outro, no grupo, é o que nos constitui. Assim, trazer as ideias de grupos sempre enriquece e é muito mais completo e complexo; desta forma, trazemos, neste livro, discussões a respeito da constituição da subjetividade por diversos olhares.