Este livro oportuniza ao leitor conhecer/refletir sobre a formação e as práticas educativas em um contexto histórico entre o início do século XX, no período de 1904-2013. Conduz, durante sua leitura, às histórias e memórias das instituições escolares confessionais da cidade de Corrente (PI): Instituto Batista Correntino e Colégio Mercedário São José, inter-relacionadas, vivenciadas/socializadas por ex-alunos/ex-professores/ex-diretores dessas escolas, mediatizadas pelo habitus religioso. Aborda a formação de professores e suas práticas educativas, apresentando conceitos e vivências, articulados à teoria e à prática. Objetiva (re)constituir/(re)construir o conhecimento histórico sobre as instituições educativas, nas interfaces e nos pontos de inflexão entre Educação, História e Religião. Intenta, na sequência, explicitar e justificar o significado da formação, em sua inter-relação com o habitus religioso, no contexto de práticas formativas e profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de documentação direta e indireta, interdisciplinar, sobre a história da educação, as práticas educativas e as instituições escolares, possibilitando a significação/fundamentação desses processos. No entorno dessa articulação, dialoga com diversos autores tecendo um conjunto epistêmico interdisciplinar na construção do conhecimento na área da história da educação, e de forma específica das instituições educativas, práticas educativas e formação de professores.