A Economia Global e a Sociedade do Conhecimento, na qual vivemos, pressupõem competição e competitividade, com alto grau de interdependência entre os diversos países. As nações mais bem-sucedidas valorizam o investimento em educação, em nível de país, e o investimento na atração, na retenção e no desenvolvimento de talentos, nas organizações. O Capital Humano e o Intelectual de uma empresa resultam num diferencial competitivo; fazem a diferença na gestão e nas operações de um negócio, contribuindo de forma relevante para questões como governança corporativa, liderança, qualidade, produtividade, lucro, rentabilidade, inovação em gestão e inovação tecnológica. Este livro mostra que a meritocracia é vital para a excelência organizacional e que ela demanda metodologias de avaliação de potencial, de desempenho e de coaching, associadas a outras práticas da Gestão de Pessoas. Sempre são os talentos humanos, individuais, ou reunidos em equipes, os geradores da riqueza das organizações e dos países. É no manejo do talento humano que a Gestão de Pessoas irá ajudar, cada vez mais, as organizações a se tornarem excelentes e bem-sucedidas. É importante recordar que a Gestão de Pessoas faz a ligação entre o capital e o trabalho, numa democracia capitalista. Obra recomendada para profissionais e executivos de várias áreas (Marketing, Vendas, Finanças, Produção, Logística e RH), interessados na Gestão de RH e na atração, retenção e desenvolvimento de profissionais e talentos. Sua proposta é chamar a atenção de especialistas do campo da Gestão de Pessoas e também visa atingir alunos de Graduação, Pós-Graduação e Mestrado da área de Gestão de Pessoas e de outras especialidades da Administração e das Ciências Sociais e Humanas, como psicólogos, pedagogos, sociólogos e antropólogos.