O livro foi produto da dissertação da autora apresentada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para obtenção do título de Mestre em Psicologia Clínica . O intuito do trabalho foi compreender como as mães sociais de uma Casa-Lar do interior do Oeste Paulista imaginam e comunicam a experiência de maternagem que oferecem aos institucionalizados, a fim de observar e discutir os possíveis reflexos destas concepções e crenças, nos discursos e práticas destas cuidadoras em seus cotidianos profissionais. Os principais assuntos surgidos a partir dos Procedimentos Desenho Estória com Tema (PDE-T) foram: a configuração e funcionamento da família tradicional e da família tradicional contemporânea; a descrição dos pressupostos de cuidado suficientemente bons e as características consideradas indispensáveis para a mãe social suficientemente boa; a necessidade de desempenhar o papel de mãe adotiva; as crenças de que a criança institucionalizada e sua família natural são problemáticas e inadequadas em contraponto com as famílias naturais e/ou biológicas que são sinônimos de famílias felizes; idealizações: das funções e sentimentos que uma mãe social deve apresentar, da inexistência de aspectos profissionais negativos, do trabalho como mãe social não ser mero emprego e sim missão; e por fim indícios que revelam a ambivalência da mulher-mãe por ter que trabalhar e deixar seus próprios filhos. Esta produção, embora dirigida prioritariamente para o público acadêmico, pretende atingir pesquisadores, profissionais e estudantes, e quaisquer leitores interessados na temática do acolhimento institucional.