Este livro reúne artigos escritos em 1993-1994. Embora abordem temas diversos, tais artigos apresentam pelo menos dois pontos em comum: a característica de estarem voltados para o campo dos fundamentos filosóficos da educação e o objetivo de instigar a reflexão sobre questões relativas às concepções que norteiam o trabalho educativo e/ou a pesquisa em educação. O primeiro texto trata da relação entre o conhecimento da realidade e a previsão de um dever-ser do trabalho educativo com base num posicionamento valorativo frente às possibilidades já existentes de superação das relações sociais de dominação. O segundo texto trata do processo de alienação na cotidianidade da pesquisa em educação, o que "impõe" paradigmas de análise totalmente incompatíveis e incoerentes com os princípios da corrente pedagógica e epistemológica à qual se filia o pesquisador. O terceiro texto, através da apresentação do pensamento de Dermeval Saviani, trata sobre a relação entre educação e transformação social, a questão da dialética enquanto ciência do movimento do real e, ainda, sobre a historicidade e a apropriação do conhecimento. O quarto e último texto apresenta algumas questões subjacentes aos significados de socialização mais utilizados no campo educacional e que têm gerado uma visão dicotômica entre indivíduo e sociedade no trabalho educativo.