Hoje em dia fala-se muito de crianças e jovens em risco, tanto no discurso político como nos diversos órgãos de informação. Mas, afinal, quem são estas crianças e estes jovens? Como se caracterizam? Qual o seu futuro? O que está na origem das suas dificuldades? E o que se pode fazer por eles? Estas são algumas das questões abordadas neste volume. Os dados teóricos e empíricos aí reunidos apontam para uma realidade heterogénea e complexa que resulta da confluência de diversos factores e cuja explicação ultrapassa geralmente os quadros restritos de uma única teoria ou de uma única disciplina. A leitura dos seus vários capítulos proporciona-nos uma boa amostra dos progressos efectuados neste domínio durante as últimas duas décadas, das numerosas dificuldades até agora encontradas nesta nova área de estudo e dos aspectos sobre os quais a investigação futura irá incidir. Dada a importância do tema aqui analisado, este livro constitui um bom documento de apoio para numerosos profissionais que, directa ou indirectamente, trabalham com este tipo de população nas áreas da saúde, da justiça, da educação ou da segurança social.