A obra reúne conteúdos publicados pela autora ao longo de sua pesquisa sobre o tema Igreja e comunicação. Neste sentido, Igreja e Sociedade - Método de trabalho na comunicação vem ao encontro do interesse crescente no campo da comunicação por parte da Igreja, de pesquisadores, de professores. Ressalta-se que o conteúdo deste livro não se restringe somente àqueles que pertencem à Igreja Católica, uma vez que resgata a trajetória da relação entre Igreja e comunicação, sobretudo, em sua abertura para uma nova evangelização a partir do Concílio Vaticano II até os nossos dias. O método de trabalho na comunicação, apresentado na obra, considera a compreensão da Igreja sobre comunicação nos anos que precederam o Concílio. A ênfase é posta neste como um marco "divisor de águas", pois a partir dele há progressivamente uma abertura para o diálogo e, portanto, uma reflexão mais sólida para compreender que a comunicação é o "eixo" de todas as pastorais. Desse modo, o objetivo da obra é oferecer um caminho metodológico que ajude a interpretar o diálogo entre fé e cultura, segundo o Magistério da Igreja. E, complementando a metodologia, propõem-se ao leitor, no final de cada capítulo, sugestões que o ajudarão a refletir e agir, aprofundar e dinamizar a reflexão sobre os conteúdos apresentados.