Fenômeno editorial, originalmente escrito para o ambiente da pós-graduação, este livro gerou um remix do mesmo autor, também publicado pela 2AB. Por sua objetividade e concisão na abordagem de questões capitais do design gráfico, tem sido adotado como base para pesquisas e cursos em todo o país e tornou-se obra de referência no Brasil. Um estudo arguto, sistematizado e objetivo, embalado por um texto convidativo - e, por vezes, até mesmo divertido, sem abandono do raro rigor que rege a obra. O design é analisado em seus aspectos formais, funcionais, metodológicos e simbólicos numa clara e detalhada definição da atividade e de sua contextualização contemporânea. O leitor é ainda levado a discutir algumas questões básicas e sempre polêmicas na área, como os debates em torno da terminologia, das relações entre design e arte, da gênese histórica da atividade e das suas relações para com outras disciplinas e profissões. O autor radiografa o design gráfico em seus aspectos formais, funcionais, metodológicos, simbólicos e epistemológicos, apoiado numa sólida e ampla visão interdisciplinar, própria dos estudos culturais. Desta ampla visão de base, chega paradoxalmente a uma concepção de design tão restrita quanto necessária, num momento em que a atividade do designer é ameaçada pela banalização que acompanha os inegáveis avanços tecnológicos.