Está em curso uma acirrada luta para definir os contornos do social e da sociedade, uma luta que demonstra claramente a importância da cultura, do discurso e da representação como um território contestado. É nesse terreno que se travarão as batalhas decisivas que definirão as finalidades e o perfil de nossa sociedade. E é nesse contexto que este livro de Gelsa Knijnik deve ser visto e compreendido.A intuição fundamental de Gelsa consiste em vincular práticas aparentemente tão inocentes e tão ordinárias quanto as de medição de terra e de volume de madeira com as relações nas quais se confrontam grupos dominantes e grupos dominados no minado campo da cultura, da representação e do discurso. É fácil, talvez, ver como se confrontam grupos sociais opostos na arena mais explicitamente política.. Mais difícil é entrever e deslindar os sutis fios e as delicadas tramas que compõem práticas cotidianas aparentemente removidas e distanciadas das ferozes batalhas por hegemonia e domínio. Mas, como tão bem demonstra Gelsa neste livro, no terreno cultural não existem práticas inocentes nem discursos desinteressados.Trata-se de um livro fundamental não apenas para a área de Educação Matemática, mas também, de forma mais geral. para a Teoria Educacional Crítica.