Este livro foi escrito para as pessoas que querem conhecer os fundamentos de marketing, aplicados a produtos (bens e serviços) e aos mercados consumidor (B2C) e empresarial (B2B) e que dão suporte às estratégias de negócios das empresas. Em particular, enfatiza a visão e as principais condutas que as diversas áreas de uma empresa adotam para ter sucesso na gestão de suas marcas de produtos, mercados e negócios. Possui também 6 capítulos (na 2ª parte do livro) que descrevem como é realizada a gestão da comunicação integrada de marketing na prática. É destinado a alunas e alunos de Administração, de Marketing, de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo) e de Relações Internacionais, que estudam disciplinas ligadas a marketing e a comunicação de marketing. Será uma fonte de referência para professoras e professores, no ensino dos conteúdos dessas disciplinas, nos cursos oferecidos nas faculdades brasileiras.Servirá também como guia de consulta para profissionais que desejam implementar uma gestão de marketing orientada por uma visão global do ambiente de mercado e de negócios da empresa, pela recustomização do cenário mundial, pela preocupação com responsabilidade socioambiental, bem como definir os investimentos em marketing e a taxa de retorno que irão propiciar para garantir a sobrevivência perene e a sustentabilidade de suas empresas.