Os estudos desenvolvidos no âmbito da educação principalmente no que tange à relação educação e as modernas tecnologias digitais caracterizam-se como um tema instigante, desafiador e extremamente relevante, que carece de pesquisas na busca constante de alternativas capazes de atrelar as ferramentas digitais à prática pedagógica, por meio de metodologias de ensino inovadoras, mais dinâmicas, interativas e próximas da realidade na qual os alunos estão inseridos. O avanço das tecnologias, em especial das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), é notório e marcado por diversas mudanças em todos os segmentos da sociedade. Esta obra, que resulta de uma pesquisa realizada no Mestrado em Educação da URI, Campus de Frederico Westphalen, tematiza as TDICs por meio do olhar de professores e alunos, avaliando seus entendimentos e percalços com a finalidade de edificar o uso das tecnologias na educação. Considerou-se como fator importante para pesquisa/análise que há mudanças na forma de pensar e de aprender das novas gerações, e que novos espaços de interações digitais constituem um campo estratégico a ser explorado nos processos de aprender e de ensinar. Diante disso, é necessário que os paradigmas de ensino e aprendizagem tradicionais sejam revistos e que ocorra a integração curricular das TDICs no contexto escolar.