A ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação) desde 1996 vem se consolidando como espaço social de pesquisa. De 1996 a 1997 foi desenvolvido um programa de pesquisa sobre a situação da administração da educação no Brasil, que envolveu pesquisadores de todo país. Os relatórios das quatro pesquisas nacionais decorrentes desse programa foram publicados nos cinco primeiros cadernos da Série Estudos e Pesquisas da ANPAE. O sexto caderno desta série divulgou os resultados da pesquisa O Estado da Arte em Política e Gestão da Educação no Brasil, desenvolvida no período de 1998 a 1999, com apoio financeiro do INEP e da Fundação Ford. Este documento trouxe importantes informações sobre a produção de pesquisas na área, como uma contribuição da ANPAE para a melhoria da prática social da educação, especialmente de sua gestão em nível de sistema, de instituições educativas e de outras organizações da sociedade civil, bem como subsídios para o estabelecimento de políticas de educação. Dado que os pesquisadores envolvidos na produção desta pesquisa extrapolaram a mera análise descritiva, muito própria dos estudos denominados de estados da arte, houve uma repercussão muito positiva do Caderno nº 06 nos meios acadêmicos e profissionais. Por esse motivo, e tendo em vista a pequena tiragem da referida publicação, a ANPAE decidiu, com autorização dos financiadores, reeditar o estudo em questão, inaugurando, desta vez, uma nova linha editorial que tem como objetivo disseminar, em maior escala, a produção acadêmica atinente à área de política e gestão da educação. Com isso, a ANPAE reafirma seu compromisso com a causa da construção histórica de uma educação pública, gratuita, universal e de qualidade para todos, e apresenta um agradecimento especial aos pesquisadores e financiadores deste trabalho.