Esta obra desconstrói equívocos e preconceitos que associam os árabes ao fanatismo, ao atraso e ao bárbaro. A análise feita aqui revela outro universo — culto, dinâmico, aberto aos mares longínquos, que valora a escrita, o convívio harmônico entre campo e cidade e o conhecimento. Fruto de densa pesquisa acadêmica da autora, o recorte temático teve por base a categoria de espaço. Partindo do pressuposto de que a noção de espaço é constituída e constituinte das relações sociais e da própria cultura árabe, a historiadora mostra como o campo do religioso islâmico fornece os elementos básicos para a ordenação e representação espacial. A noção de pertencimento estrutura-se, neste universo, à estreita relação mundo civilizado/mundo urbano e hierarquiza-se a partir de um ponto de referência sacralizado: Meca. Esta obra desconstroi equivocos e preconceitos que associam os arabes ao fanatismo, ao atraso e ao barbaro. A analise feita aqui revela outro universo culto, dinamico, aberto aos mares longinquos, que valora a escrita, o convivio harmonico entre campo e cidade e o conhecimento. Fruto de densa pesquisa academica da autora, o recorte tematico teve por base a categoria de espaco. Partindo do pressuposto de que a nocao de espaco e constituida e constituinte das relacoes sociais e da propria cultura arabe, a historiadora mostra como o campo do religioso islamico fornece os elementos basicos para a ordenacao e representacao espacial. A nocao de pertencimento estrutura-se, neste universo, a estreita relacao mundo civilizado/mundo urbano e hierarquiza-se a partir de um ponto de referencia sacralizado: Meca.