Este livro destina-se aos docentes que atuam nos cursos de formação de professores de ciências da natureza - física, química, biologia e afins - e aos que lecionam a disciplina de ciências na educação fundamental. Contempla aspectos que auxiliam no d esenvolvimento de um ensino de ciências que contribua para a formação cultural dos estudantes, de tal modo que a estrutura do conhecimento científico - básico e aplicado - assim como seu potencial explicativo e transformador possam ser apropriados e compreendidos. Pressupõe que os conhecimentos da ciências e da tecnologia devem ser concebidos como parte da cultura a ser acessada por todos os estudantes. Destaca, ao longo de suas partes, as várias dimensões envolvidas na produção do conhecimento cientifico, a fim de caracterizar a ciência e a tecnologia como atividades humanas sócio historicamente determinadas. Defende o uso e a interpretação de situações significativas para os alunos - as quais constituem temas relevantes para estudo - com o pontos de partida que, articulados à conceituação científica, devem estruturar a programação do ensino. Ao fundamentar essa perspectiva, correlacionando-a com pesquisas da área de ensino/aprendizagem de ciências, o livro apresenta exemplos tanto de programação quanto de atividades de sala de aula, para subsidiar o trabalho docente.