Objetivo deste livro é apresentar, a alunos de graduação e pós-graduação em Letras e áreas afins, as principais características de algumas das mais importantes abordagens teóricas que têm norteado as pesquisas em aquisição da linguagem. A obra é composta pelos seguintes capítulos: a aquisição as linguagem na perspectiva behaviorista, por Ingrid Finger; o paradigma gerativista e aquisição da linguagem, por Ronice Muller de Quadros; epistemologia genética e a aquisição da linguagem, por Zélia Ramozzi-Chiarottino; o interacionismo, por Maria Francisca Lier-De Vitto e Gloria Maria de Carvalho; a abordagem conexionista de aquisição da linguagem, por Ingrid Finger; e o desencadeamento (boostrapping) da sintaxe numa abordagem psicolingüística para a aquisição da linguagem, por Letícia M. Sicuro Corrêa. Ao final, o livro é concluído por Leonor Scliar-Cabral, que apresenta uma evolução das pesquisas em aquisição da linguagem oral monolíngue no Brasil.