Na entrada do terceiro milênio, emerge uma constatação desconcertante: a vida humana e a integridade do planeta estão em risco. Diante da gravidade da crise ora instalada, Fundamentos noéticos para uma escola cocriadora da vida tem como objetivo investigar criticamente o contexto da metamorfose civilizatória contemporânea, buscando estabelecer novos fundamentos para a educação e para a formação de professores. Para tanto, inicia apresentando a trajetória humana do mythos ao logos, descrevendo o processo de consolidação da visão de mundo moderna e suas consequências no âmbito da ciência e da educação. A partir dessa contextualização, que culminará com a problematização sobre as diferentes formas de insustentabilidade presentes no cenário atual, incluindo as dimensões ambientais, sociais, políticas, econômicas e científicas, apresenta o surgimento de novas matrizes conceituais que suscitarão a compreensão da emergência de uma nova etapa civilizatória: a noosfera. Compreendendo os educadores como coparticipes desse processo evolucionário, buscará delinear os fundamentos noéticos da educação o amor, a transcendência, a ética da responsabilidade, a criatividade e o princípio transformação para, então, discorrer a seu respeito no âmbito da prática educacional e da ação didático-pedagógica. Em tal contexto, vislumbra-se a possibilidade de que a escola assuma seu papel não apenas como espaço (tópos), mas como projeto (utopia) de evolução.