A expressão "metodologias inov-ativas" foi cunhada pelas autoras para designar um guarda-chuva de conceitos e estratégias que abrangem abordagens inovadoras baseadas na gestão do tempo e na economia da atenção, no design instrucional centrado no ser humano e na capacidade computacional de análise e simulação. Provenientes de áreas tão distintas como a pedagogia, andragogia, a psicologia cognitiva, a ciência da administração e as ciências da computação, essas metodologias se ajustam como uma luva às demandas contemporâneas por uma educação inovadora. As autoras propõem-se a tratar do tema de maneira prática, usando linguagem dialógica e permeada de recursos visuais e exemplos, mantendo sempre o lastro teórico necessário para posicionar essas metodologias dentro de um espectro mais amplo que o mero consumo de técnicas isoladas. O objetivo é oferecer aos leitores uma fundamentação clara, articulada a um conjunto de estratégias aplicáveis ao contexto real de escolas, instituições de ensino superior e universidades corporativas.A expressão “metodologias inov-ativas” foi cunhada pelas autoras para designar um guarda-chuva de conceitos e estratégias que abrangem abordagens inovadoras baseadas na gestão do tempo e na economia da atenção, no design instrucional centrado no ser humano e na capacidade computacional de análise e simulação. Provenientes de áreas tão distintas como a pedagogia, andragogia, a psicologia cognitiva, a ciência da administração e as ciências da computação, essas metodologias se ajustam como uma luva às demandas contemporâneas por uma educação inovadora. As autoras propõem-se a tratar do tema de maneira prática, usando linguagem dialógica e permeada de recursos visuais e exemplos, mantendo sempre o lastro teórico necessário para posicionar essas metodologias dentro de um espectro mais amplo que o mero consumo de técnicas isoladas. O objetivo é oferecer aos leitores uma fundamentação clara, articulada a um conjunto de estratégias aplicáveis ao contexto real de escolas, instituições de ensino superior e universidades corporativas.A expressão “metodologias inov-ativas” foi cunhada pelas autoras para designar um guarda-chuva de conceitos e estratégias que abrangem abordagens inovadoras baseadas na gestão do tempo e na economia da atenção, no design instrucional centrado no ser humano e na capacidade computacional de análise e simulação. Provenientes de áreas tão distintas como a pedagogia, andragogia, a psicologia cognitiva, a ciência da administração e as ciências da computação, essas metodologias se ajustam como uma luva às demandas contemporâneas por uma educação inovadora. As autoras propõem-se a tratar do tema de maneira prática, usando linguagem dialógica e permeada de recursos visuais e exemplos, mantendo sempre o lastro teórico necessário para posicionar essas metodologias dentro de um espectro mais amplo que o mero consumo de técnicas isoladas. O objetivo é oferecer aos leitores uma fundamentação clara, articulada a um conjunto de estratégias aplicáveis ao contexto real de escolas, instituições de ensino superior e universidades corporativas.