A Provinha Brasil - Avaliação da Alfabetização Infantil, foi implementada no ano de 2008, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) e com o apoio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) e de universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica do MEC. Essa avaliação constitui-se em um instrumento que objetiva contribuir para que professores e gestores tenham ferramentas para monitorar o desenvolvimento da alfabetização na sua escola, no seu município, no seu estado, no país. O principal objetivo da Provinha Brasil é possibilitar um diagnóstico dos níveis de alfabetização dos alunos, de forma que as informações possam servir como norte para o trabalho do professor. Mas muitos professores podem estar se perguntando: Como fazer esse trabalho? Como desenvolver especificamente as habilidades que compõem a Matriz de Referência para Avaliação da Alfabetização e do Letramento Inicial da Provinha Brasil? O livro Provinha Brasil: estratégias para desenvolver as capacidades avaliadas - Língua Portuguesa é fruto da necessidade de oferecer aos professores do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental um material didático, contendo propostas pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento de habilidades/capacidades relativas aos dois eixos que compõem a Matriz de Referência da Provinha Brasil: 1º - Apropriação do sistema de escrita: habilidades relacionadas à identificação e ao reconhecimento de princípios do sistema de escrita 2º - Leitura Sabemos que o desenvolvimento das habilidades/capacidades avaliadas pela Provinha Brasil não ocorre de uma hora para outra e que só será possível por meio de um trabalho cotidiano e consistente. Por isso, indicamos que o livro seja usado no 1º e 2º anos, para que o professor tenha tempo hábil para investir em propostas pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento das habilidades/capacidades nos alunos, oferecendo-lhes situações de aprendizagem que os preparem não apenas para as avaliações, mas para as situações de leitura e de escrita que enfrentarão pela vida, além dos muros da escola. Outro ponto forte do livro é ser flexível em relação à forma de adoção. Você, professor, pode adquiri-lo individualmente ou optar por adotá-lo de maneira que cada aluno tenha o seu próprio volume e realize diretamente nele as atividades. Conte com o nosso material no desafio de formar escritores e leitores!