Este livro contempla de maneira ampla a disciplina de Pesquisa Operacional e oferece ao leitor uma nova abordagem às suas ferramentas de tomada de decisão e solução de problemas, uma vez que explora desde a contextualização e evolução histórica da matéria até o aprofundamento de conceitos-chave e termos mais utilizados. A obra divide-se em quatro partes: programação linear; programação inteira e programação dinâmica; programação não linear; teoria dos jogos e métodos heurísticos. Em todas elas, o autor trata de aplicações em áreas funcionais como compras, estratégia, finanças, logística, marketing, entre outras. Por fim, a riqueza de orientações práticas fica evidente com mais de 170 aplicações apresentadas ao longo da obra, divididas entre exercícios e exemplos aplicados à realidade de grandes empresas brasileiras, como Embratel, Petrobras e Sabesp, entre outras. A preocupação do autor foi enriquecer o conteúdo com diversos métodos e técnicas aplicados por meio de ferramentas do Excel. Livro destinado a estudantes de graduação em Administração, Engenharia de Produção e Matemática Aplicada, além de pós-graduação e cursos de MBA na disciplina. O enfoque em aplicações técnicas torna o texto adequado também a profissionais de Marketing, Finanças e Vendas, entre outros, que poderão se beneficiar da orientação prática da obra.