A tarefa da pesquisa de marketing é a identificação, a coleta, a análise e a disseminação sistemática e objetiva das informações e esse conjunto de ações é empreendido para melhorar as tomadas de decisão relacionadas à identificação e à solução de problemas. Esta obra foi concebida com o objetivo de auxiliar o profissional que fará a pesquisa de marketing e o profissional que irá tomar decisões com base na pesquisa. Nesse sentido, apresenta uma visão simplificada de todos os tipos de pesquisa que podem auxiliar no planejamento de marketing e comunicação, identificando as principais informações que cada uma oferece. Inclui um grupo ampliado de exemplos, cobrindo diferentes assuntos. Ajuda o leitor a: - Identificar o tipo de pesquisa adequado a cada problema de marketing; - Elaborar projetos de pesquisa para atender a problemas de marketing; - Elaborar questionários e roteiros estabelecendo relação consistente com as hipóteses e objetivos do projeto; - Desenvolver a coleta de dados, tabulação, elaboração de tabelas e gráficos; - Analisar resultados de pesquisa de mercado, com uso de técnicas qualitativa e quantitativa; - Contratar e avaliar serviços de pesquisa de marketing.