Há uma ideia generalizada de que a aula de Português costuma arrancar suspiros de tédio de alunos supostamente desinteressados. Tal fato pode ser constatado perguntando a qualquer um sobre o grau de satisfação que uma aula de Português pode atingir. Esta, que deveria abrir mentes e formar cidadãos capazes de ler e produzir um texto, tem levado uma multidão a detestar por tabela o próprio idioma, afastando-a criminosamente do acesso a "universos culturais" que o domínio da linguagem implica. Este livro traz, para tentar minimizar essa situação, sugestões e reflexões que tornarão as aulas de Português um momento mais agradável porque, além de abordar assuntos importantes, como metodologia, criatividade, autoestima textual e estratégias de produção textual ancoradas na Pedagogia do Encantamento, se destina ao professor que considera o aluno, não como um mero registro escolar falante, mas como um ser humano que merece, antes de quaisquer teorias de cunho pedagógico, linguístico, psicológico, sociológico etc., o nosso respeito e admiração.