É do consenso geral que a instrução escolar deveria estar baseada nos conhecimentos sobre o modo como o cérebro aprende. Porém, até há bem pouco tempo, havia poucos dados sobre os segredos do cérebro. Em tempos recentes, a investigação na área das neurociências melhorou consideravelmente a nossa compreensão do processo de aprendizagem e permitindo fundamentar as decisões educacionais em pressupostos muito mais fiáveis. Neste livro, Patricia Wolfe evidencia que antes de se poder relacionar efetivamente a prática pedagógica com o funcionamento do cérebro, é necessário compreender o modo como este funciona. Na parte I, vários capítulos atuam como suporte ao estudo da anatomia e fisiologia cerebral. Na parte II, Wolfe concentra-se sobretudo no modo como o cérebro atua, descrevendo o modo como ele codifica, manipula e armazena informação. Este modelo de processamento de informação faculta uma primeira abordagem de algumas das implicações que a investigação traz para a prática ? a razão por que o significado é essencial para a atenção, o modo como a emoção pode aumentar ou impedir a aprendizagem e como diferentes tipos de repetição são necessários para diferentes tipos de aprendizagem. Na parte III, Wolfe dedica vários capítulos a aplicações práticas de sala de aula e a estratégias pedagógicas de compatibilidade cerebral. Esta secção mostra como usar simulações, projetos, aprendizagem com base em problemas, organizadores gráficos, música, rima e ritmo, escrita, envolvimento ativo e mnemónicas; cada capítulo dá exemplos usando breves cenários de verdadeira prática em sala de aula, desde o ensino básico ao ensino secundário. O livro inclui ainda um glossário de termos.