As graves crises que assolam o planeta - desigualdades sociais, econômicas e culturais; desequilíbrios ambientais; perda da diversidade biológica e cultural (extinção de espécies e de comunidades); desconsideração e negligência dos direitos humanos e dos direitos do ambiente (comunidades inteiras vivendo em situações sociais subumanas e/ou em ambientes degradados) - justificam a premência da construção de novos modelos educacionais que produzam efeito afirmativo sobre estas crises e resultem no desenvolvimento de sociedades democráticas. Partindo do pressuposto que essas questões são ao mesmo tempo causa e consequência da visão de mundo construída pelas civilizações ao longo do tempo e em diferentes espaços, essa obra propõe trazer para o campo da educação um debate que parte do conceito de cultura para embrenhar-se pelos sistemas de significações de práticas sociais que condicionam e modificam a vida social. Ao abordar os conceitos de diversidade, sustentabilidade, inclusão/exclusão, busca-se contribuir com processos reflexivos sobre nossas práticas cotidianas, as quais são reveladoras dos sistemas de valores que orientam nossas sociedades. Deseja-se que este livro constitua uma ferramenta de formação inicial e continuada de professores e fomente indagações e olhares críticos desde e além da escola.