Avaliação sob Exame faz avançar o conhecimento sobre questões candentes da avaliação escolar, com base na reunião de opiniões e relatos a um só tempo críticos e oriundos de perspectivas distintas de análise. Mediante contraposições diversas dos temas da avaliação como meio ou fim, produto ou processo, objetiva ou subjetiva, construtiva ou descritiva, além de tantas outras dicotomias possíveis, os textos apresentados pelos diversos autores da área apontam alternativas críticas de análise das quais o docente seriamente comprometido com a melhor qualificação do ensino não pode prescindir. A organização do material procura articular leituras de natureza crítica e genérica com relatos de pesquisa analisados sob critérios funcionais e éticos. O resultado implica a indicação de rumos concretos em direção aos quais tem sido ampliada a mobilização de pesquisadores e estudiosos da questão, em face da consensual necessidade de buscar formas alternativas e viáveis de amparar, via avaliação, um ensino que visa preparar, mais que indivíduos simplesmente capazes e eficientes, pessoas habilitadas a atuar como agentes de transformação social e interessadas em buscar a melhor dimensão da cidadania.