Este livro foi originalmente apresentado como tese em concurso de Livre Docência no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Os ensaios foram organizados em sequência mais ou menos cronológica; como se verá, e de acordo com a restrição acima, não se trata de levantamento enciclopédico nem de análises exaustivas, mas da busca de alguns fios que atravessam os episódios que nos pareceram mais reveladores. A pesquisa tinha originalmente caráter subsidiário, visando apenas a preparar o caminho para a reflexão sobre a experiência brasileira com o teatro moderno. Para dar apenas um exemplo desses ventos que vêm soprando ao norte: a entrada na academia americana da tradução do livro de Peter Szondi, Teoria do drama moderno, publicada pela editora da Universidade de Minnesota, em 1987, já começou a produzir efeitos na análise da dramaturgia que até agora permanecera mais ou menos incompreensível e na sombra, o que mostra não apenas que, pelo menos no âmbito da dramaturgia, a dialética volta a fecundar os estudos literários naquelas plagas, mas também que em seu compasso começa a reaparecer e a fazer sentido muito da história cultural americana que ficou soterrada.