Em virtude de a canção popular brasileira ser uma importante representação de nossa cultura, muitas pesquisas vêm sendo realizadas com o intuito de investigar, analisar e até avaliar nosso cancioneiro. Nesse contexto, este livro apresenta um estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira. A partir das teorias de Mikhail Bakhtin, é realizada uma descrição do gênero canção popular, dando atenção ao seu caráter dialógico. O trabalho com as teorias discursivas exigiu a proposição de novas formas de estudo da canção que dessem conta da sua complexidade, seja nas relações entre o enunciado e seu contexto discursivo, seja na compatibilidade entre a letra e a melodia. Além de descrever os processos discursivos de consolidação da canção popular brasileira no início do século XX, o livro propõe modelo de análise de canções concebido a partir das teorias dialógicas. Por se tratar de um gênero sincrético que relaciona a linguagem verbal e a musical, a canção deve ser compreendida a partir dessa característica fundamental e estudada observando-se como o enunciador dialoga com os diversos discursos na sociedade.