Caracterizada como um dos setores da educação escolar responsável pela garantia do desenvolvimento, com qualidade, das atividades de cunho pedagógico no âmbito das instituições educativas, a coordenação pedagógica tem como papel essencial a articulação do processo de organização, execução e avaliação do trabalho pedagógico e da proposição de políticas de formação do professor(a) centrada na escola. Seu horizonte, nesse sentido, é de contribuir com o desenvolvimento de um trabalho educativo que produza a práxis transformadora. Sua atuação deve-se constituir, portanto, como mediadora da práxis pedagógica, cujo compromisso é de instituir espaços que garantam a construção, numa perspectiva coletiva, do Projeto Político-Pedagógico da escola. O livro Coordenação pedagógica- princípios, prática e utopia , organizado pelo Prof. Dr. Ademar de Lima Carvalho, tem essa perspectiva e apresenta estudos produzidos sobre coordenação pedagógica e gestão, compondo um conjunto de artigos destinados aos gestores, coordenadores e professores de escolas e universidades. Este livro reúne contribuições de pesquisadores do campo da organização do trabalho pedagógico da escola e da gestão escolar sobre temas relevantes, como- gestão democrática, seus princípios e pressupostos; o significado da democracia; o Programa de Integração entre o Projeto Político-Pedagógico e o plano de desenvolvimento da escola no Estado de Mato Grosso; a escola como espaço de formação pedagógica do professor; a organização do trabalho pedagógico na escola, como relações mediatizadas pelo coordenador; coordenação pedagógica exercida por não pedagogos e coordenação pedagógica sonhos e utopia.