Preocupado com a aprendizagem do aluno e com a realidade do educador brasileiro, Jorge Santos Martins discorre com clareza e objetividade sobre a prática em sala de aula, propondo a renovação dos métodos usados a fim de incentivar o aluno. O que se quer, sobretudo, é mostrar que há outras ferramentas pedagógicas eficientes a serem usadas que podem produzir ótimos resultados, tanto no sentido de aprendizado, quanto na preparação do futuro cidadão, uma vez que elas consideram e envolvem o aluno como um participante ativo da sua formação e não como simples ouvinte passivo daquilo que, talvez, já sabe ou que não tem interesse em saber. Entre essas ferramentas, serão aqui tratadas com detalhes certas atividades didáticas que podem ser desdobradas dos projetos escolares de pesquisa, denominadas situações de aprendizagem, para serem usadas em sala de aula, ou extraescola, as quais, como simples trabalhos de estudo investigativo, atendem plenamente ao gosto da criança e nas quais ela aprende fazendo e descobrindo novos saberes por ela mesma, com ajuda do professor.