"Análise do Discurso e ensino: um olhar discursivo sobre a língua, a leitura e a interpretação" investe na relação entre a Análise do Discurso francesa e o ensino de Língua Portuguesa, explorando - teórica e analiticamente - uma forma de trabalho que privilegia sempre a produção dos sentidos. A obra reúne o trabalho de professores que, em seus primeiros contatos com a Análise do Discurso, descobrem nesta corrente teórica uma possibilidade de verem sua própria prática pedagógica passar a (re)fazer sentido. Os textos aqui apresentados - longe de se constituírem em "modelos" ou "receitas" de aulas de Língua Portuguesa - possuem em comum o fato de compartilharem uma concepção de ensino de língua que coloca, no espaço da sala de aula, o discurso. Este discurso é focalizado em seus diferentes tipos - pedagógico, jurídico, publicitário, literário - sob diferentes formas - charges, capa de revistas, leis, provérbios - e em diferentes espaços - jornais, revistas, internet. A obra aponta, ainda, um tratamento diferente - a ótica discursiva - para antigas questões gramaticais (pontuação, classes gramaticais) e para aspectos referentes à produção de textos.