Quando falamos em santos e santas, geralmente pensamos em pessoas adultas, boas, que rezam e fazem o bem. Acabamos nos esquecendo de que essas pessoas viveram como nós, em meio às hesitações e às dúvidas, até encontrarem o caminho da inteira fidelidade ao Senhor.

Para que você conheça e, de certo modo, participe delas, os livros desta coleção contam a vida de santos e santas sob a forma de um diário. Afinal, nada melhor do que um diário para registrar todos os momentos difíceis ou alegres, já que ele é como um amigo fiel, que guarda nossos segredos.

Santa Teresa foi uma grande mestra de oração para as irmãs carmelitas e também para religiosas e religiosos de várias origens. Viveu na Espanha, no século XVI, mas seus escritos até hoje orientam e alimentam a oração de pessoas de todo o mundo. Ela entende a oração como sendo uma comunhão íntima com Deus, no fundo de nós mesmos, que constitui a atividade mais importante da vida, foco de luz e de energia, de onde brota toda a nossa vida de filhos de Deus, enquanto não somos admitidos à perfeita intimidade com Deus, no céu. A obra traz, no final, uma bela oração a Santa Tereza de Jesus.