A 'Avaliação de Quarta Geração' representa uma mudança monumental na atividade de avaliação. Os autores ressaltam os problemas inerentes enfrentados pelas gerações precedentes de avaliadores - opiniões políticas, dilemas éticos, imperfeições e lacunas, deduções inconclusivas - e atribuem as falhas e a não utilização da avaliação á confiança inquestionável no paradigma de pesquisa científico/positivista. A 'Avaliação de Quarta Geração' tem uma abordagem mais fundamentada e esclarecida, transcede a ciência para incluir uma miríade de elementos humanos, políticos, sociais, culturais e contextuais que estão envolvidos nessa atividade. Os autores publicaram " Effective Evaluation" (1981) e "Naturalistic Inquiry" (1985). O presente livro é uma atualização das ideias anteriores de ambos que salta para um nível de construção mais fundamentado e esclarecido - a avaliação de quarta geração. Em 1987 ganharam o Prêmio Paul Lazarsfeld da Associação Americana de Avaliação por suas " significativas contribuições para a pesquisa e a teoria da avaliação".