Ma é uma noção que não faz parte da lógica linear ocidental, mas daquela coordenada por relações: ele não se apresenta como conceito, porém, comoum modus operandi vivo no cotidiano dos japoneses. Presente em todas as manifestações culturais japonesas, o Ma possui múltiplas semânticas: uma delas é a do espaço de possibilidade e disponibilidade e outra é a de espaços intervalares, que desconstrói o pensamentodual e aposta na possibilidade de um espaço intermediário que pode ser concomitantemente as duas coisas. A existência do Ma restrigiu-se ao sistema culturalnipônico até 1978, quando uma grande exposição realizada em Paris, denominada Ma, Espace-Temps du Japon, o apresentou para o Ociente. Além de uma análise dessa exposição, este livro traz o Ma na arquitetura japonesa, tanto tradicional quanto contemporânea, como nas obras do arquitetoTadao Ando. O Ma no cinema é outro tema desenvolvido por meio dos filmes dos diretores Yasujiro Ozu e Takeshi Kitano, com ênfase na montagem construtiva de algumas das suas obras.