Este livro tem o mérito de trazer para o meio acadêmico nacional e latino americano alguns reflexos dos saberes elaborados em filosofia e educação, em duas universidades tidas como periféricas no cenário nacional, mas que despontam como geradoras de conhecimentos pautados na dimensão freiriana de que conhecimentos motivadores de libertação e autonomia são gerados em meios de carência e desumanização. Os conhecimentos em ciências humanas transcendem as certezas e as verdades e, nesse sentido, esta obra reúne uma diversidade de temas gerados no cotidiano das relações inerentes ao meio universitário, considerando sua incompletude e a natural mutabilidade de posições e opiniões. Assim ela tem um conjunto de argumentos e não de postulados considerados corretos ou definitivos. Os sete capítulos trazem diferentes debates que podem acrescentar ideias e motivações para contribuir com pesquisas em andamento e para motivar novas propostas de investigação que tenham como foco a vida como bem maior, tratando de: Elementos de Epistemologia e Filosofia da Ciência; Filosofia e Epistemologia na Educação Latino americana: a cientificidade em questão; Ética; A Questão Ambiental Contemporânea numa Perspectiva Histórica, Educacional e Filosófica; A Atividade Laboral e o Lazer; Filosofia e Crise Política; A Modernização de Humano Através da Formação Corpo pela Igreja e Pelo Estado.