Trata-se de uma pesquisa documental na área da História da Educação com particular incidência no campo da história e historiografia das instituições escolares. O objetivo desta obra é analisar as relações entre religião e educação escolar no contexto da colonização do oeste paranaense, o caso da implantação do Colégio Vicentino Imaculado Coração de Maria (Incomar), na cidade de Toledo, em 1948. Como primeira escola criada e mantida pela Igreja Católica na região, a instituição exemplifica muito bem a aliança entre religião e educação no oeste do Paraná, no período de sua ocupação planejada. Sua implantação se deu num período em que o catolicismo passava por um processo de consolidação institucional na região, por isso, ela foi um instrumento eficaz para que a Igreja continuasse a exercer influência nas decisões e nos rumos daquela sociedade. A chegada da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo para desenvolver um trabalho educativo numa localidade de colonização recente, Toledo, era parte importante do programa educacional da Igreja que, ainda sob a influência doutrinária do Concílio Vaticano I, pretendia implementar um projeto de organização e funcionamento racional e disciplinado da sociedade, que, por sua vez, estava em consonância com as propostas políticas e ideológicas do Estado e das instituições e empresas responsáveis pela colonização, que eram garantir a formação de uma comunidade ordeira, obediente ao Estado e à Igreja. Assim, pode-se dizer que a instituição do Colégio Vicentino Incomar serviu para que a Igreja levasse a cabo as orientações conciliares, de privilegiar a ação educativa como estratégia de recatolização da sociedade brasileira. Esta pesquisa, embora dialogue com literaturas especializadas sobre Instituições Escolares, História regional e História da Educação brasileira, prioriza a análise de fontes primárias.