O cenário certamente mudou e as respostas aos problemas e desafios locais/regionais neste início de século XXI, ainda são tímidas. Nesse sentido, uma das prioridades para o futuro imediato, em relação à universidade pública no Baixo Tocantins, é construir uma identidade local/regional para que não fiquemos em descompasso em relação às ações de intervenção local, evitando, como bem destaca Boaventura Santos (2008), ser alvo fácil de crítica social devido à inalteração da relação entre conhecimento e sociedade, um conhecimento predominantemente disciplinar e hierarquizado, marcado por uma lógica na qual "[...] são os investigadores que definem sua relevância e estabelecem metodologias e ritmos de pesquisa" (SANTOS, 2008, p. 40). Segundo o autor, é preciso colocar em causa a relação conflituosa entre conhecimento e sociedade, questionar a natureza e os fins da universidade pública, e visualizar outra modalidade de conhecimento, um conhecimento pluriversitário "[...] que é contextual na medida em que o princípio organizador da sua produção é a aplicação que lhe pode ser dada" (Ibid., p. 41). Um conhecimento transdisciplinar modelado no diálogo com outros saberes, fazendo-o internamente mais heterogêneo, aberto e menos hierárquico. Nesta empreitada de legitimação do local/regional é preciso conhecer o lugar, e mais, construir raízes orientadas por um futuro contingente, ancoradas em aspirações democráticas de justiça social e de globalização do saber universitário. Esse cenário novo, múltiplo e promissor, é o motivador para a organização desta coletânea por acreditamos estar nesta trilha. A coletânea ora apresentada desenha o cenário acadêmico em que nos encontramos por meio da produção dos pesquisadores e pesquisadoras do Campus Universitário de Abaetetuba, que movimentam grupos de pesquisa vinculados àsFaculdades de Ciências da Linguagem e de Educação e Ciências Sociais, e, ainda busca dar visibilidade as interlocuções com outras universidades do país e do exterior; está organizada em duas partes: a primeira, intitulada de As investigações no campo da Linguagem e da Literatura e a segunda sob o título de As investigações no campo Educacional.