Em tempos de intenso debate em torno do Ensino Médio brasileiro, a presente obra traz importantes reflexões sobre políticas curriculares direcionadas para este segmento de escolaridade. Desde os anos 1990, o conhecimento escolar vem sendo interpelado por políticas curriculares para o Ensino Médio, indutor de novas formas de organização que tensionam campos disciplinares. Se inicialmente tal tensão se evidenciou em documentos curriculares, no decorrer de duas décadas efeitos de tais políticas curriculares podem ser apreendidos em narrativas docentes. Este livro traz os resultados de pesquisa desenvolvida durante quase uma década pela autora e que culminou em sua tese de livre docência defendida na Universidade Estadual de Campinas S.P. A pesquisa reuniu cerca de 600 fragmentos narrativos de professores e professoras de Ensino Médio que contaram suas histórias de vida profissional, com destaque para as práticas curriculares desenvolvidas nas escolas. Diante desse vasto banco de dados, a autora selecionou narrativas de 14 professores e professoras de Ensino Médio com diferentes níveis de experiência profissional, adensando-as na relação com as políticas curriculares vigentes desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais até documentos curriculares mais recentes. Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa apoiou-se em diferentes perspectivas desde W. Benjamin, com a noção de narrativa, até Ivor F. Goodson, com o conceito de refração, entre outros.