A obra de Julien Pallière no Brasil - ainda pouco divulgada, lacuna que este livro vem preencher - tem lugar de destaque entre a produção "brasileira" dos principais artistas viajantes na primeira metade do século XIX e complementa o trabalho fundamental realizado entre nós por Jean Baptiste Debret e Nicolas-Antoine Taunay, os maiores pintores da chamada Missão Francesa. Assim como seus compatriotas, dos quais foi contemporâneo no Rio de Janeiro, Pallière possui uma obra rica e multifacetada: abraçou, durante suas estadas no Brasil, não apenas muitos temas como também exerceu quase todas as técnicas disponíveis para um artista de sua geração. De fato, conhecemos hoje, de sua autoria, tanto óleos sobre tela quanto aquarelas, desenhos e até mesmo gravuras talhadas por ele próprio. O pintor concebeu paisagens fundamentais, como a primeira vista de São Paulo, e retratos relevantes, como os da imperatriz Leopoldina e da marquesa de Santos, e realizou também temas alegóricos e religiosos. A produção de Pallière representa, sem dúvida, um enriquecimento importante para o legado deixado por Debret e Taunay, e há muito merecia ser descrita de forma mais detalhada, com a reunião em livro da integralidade de seus trabalhos conhecidos até agora.