Seis contos, seis provocações, um trágico denominador comum: os personagens encarceram-se em seus próprios espaços, protegendo duvidosas certezas sobre a vida e as coisas. Assim é com a família de Pequenas Distrações, que se refugia da vida e ods perigos representados no outro. Ou com os luminares de O Ponto de Vista da Piranha, que se trancam em seus castelos do saber, protegendo duvidosas certezas sobre a vida e as coisas. Em Projetos de Morte, é a própria idéia insólita do personagem central do cárcere de que a família planeja evadir-se. Já em Pródigos Vislumbres, os limites de tempo e espaço na condição social e no lugar errado em que o personagem supõe ter descoberto o mistério dos sexos e sua dinâmica. Em Premiações, o cinismo traz a tragédia social para o espaço físico de sua gincana. E em Peão Envenenado, o personagem central se trancafia, ele próprio, numa fantasia erótica que o consome, repleta de incertezas e medos. .