Publicado originalmente em 1983, Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome, de Ismail Xavier, é um estudo crítico inovador sobre o cinema brasileiro. Seu impacto metodológico e teórico estendeu-se para além do cinema. O livro, que estava há muito tempo fora de catálogo, foi considerado um dos mais importantes da década de 80, em enquete realizada pela Folha de S. Paulo. Sertão Mar trata de uma série de filmes da chamada "fase heróica" do cinema novo - os anos 1960 - notadamente Barravento [1961-62] e Deus e o diabo na terra do sol [1963-64], de Glauber Rocha, justapostos com seus pares mais comerciais O pagador de promessas e O cangaceiro. A abordagem de Ismail Xavier representou uma novidade na época, pelo fato de não ser nem sociológica, nem estética, permitindo que filmes tanto de estilo clássico quanto de estilo moderno revelassem seus segredos, por meio de um processo de iluminação mútua. Indo muito além da análise dos filmes, o crítico oferece uma percepção dos dilemas estéticos e políticos do Brasil no começo da década de 1960, principalmente através da contradição discursiva do estilo de Glauber Rocha.