Constituída por oito ensaios, cada um deles escrito por um autor, esta obra trata do tema da emoção e da afetividade na primeira infância. Os ensaios se colocam numa perspectiva de contribuição, traçando um percurso educativo-formativo para a criança, e assumem que a vida afetiva de uma pessoa se estrutura a partir das experiências vividas desde a mais tenra idade. Assim, consideram de suma e fundamental importância a "escola materna" (aqui no Brasil chamadas de creche), ou seja, uma escola em que, desde os primeiros meses de vida, se eduque e se considere o papel da educação da emoção-afetividade essencial para a formação do indivíduo pleno integrado. Além do mais, os textos são escritos por especialistas e estudiosos na área da emoção-afetividade, tornando o livro um importante contributo não só para a formação de educadores de berçários, creches, pré-escolas, como também para psicólogos, pedagogos, psicólogos da educação e outros. A proposta aqui é colaborar - através de artigos curtos, porém, profundos, e que discorrem com seriedade sobre a formação da personalidade na infância - e esclarecer melhor esse tema tão importante.