Livro de estreia de Osvaldo Fontes Filho, este conjunto de ensaios trata, inicialmente, da progressiva renúncia de Merleau-Ponty, após a Fenomenologia da Percepção, ao escrúpulo do imediatismo que até então conduzira sua análise da linguagem, em favor do reenvio às “linguagens indiretas”. O autor busca, no pensamento do filósofo francês, desvendar seu discurso sobre a experiência, a partir da ideia de que o dizer somente se esclarece no ato. Ao desfazer e reconstruir a trama do texto merleau-pontyano, considerando a linguagem como corpo do pensamento, Osvaldo Fontes Filho reflete sobre o movimento circular de reflexão do filósofo francês, partindo do princípio de que a experiência do saber carreia consigo o saber da experiência. Com longa trajetória acadêmica, atualmente professor de Filosofia da Arte e Estética, na Universidade Federal de São Paulo, Osvaldo Fontes Filho observa a filosofia existencialista de Merleau-Ponty a partir de indagações sobre as ciências e as artes. Desse modo, este livro deve interessar não somente a estudantes de Filosofia, como também àqueles que procuram refletir sobre Estética e produção do conhecimento científico.