O Varejo já está na era digital e não pode renunciar a essa condição que, na verdade, é altamente auspiciosa para ele - eis a tese central deste livro. Todos os maravilhosos recursos eletrônicos colocados à disposição da humanidade podem ser utilizados na atividade de comercializar produtos e serviços. E, mais do que podem, devem ser, porque tais recursos constituem vigoroso agente de mudança no mundo atual. Mas a mudança, uma lei da vida, nem sempre conta com a boa vontade das pessoas. Alguns empresários aplicam um estilo de administração passiva que afeta os resultados da organização e o comportamento de vendedores e consumidores. São "constatadores", conformados com a repetição de processos, prontos a aceitar a adversidade como desígnio inevitável. Conhecedor como ninguém do marketing no varejo, sobre o qual escreveu um livro de grande sucesso - Marketing no Varejo, Editora Globo -, Valter Rodrigues repete neste sua maneira cativante de ensinar, fazendo evoluir personagens que são clientes e gestores de negócios às voltas com a voragem de um tempo que a todos nós atinge. Em linguagem clara e didática, Valter mostra como se pode reciclar conhecimentos e atualizar-se sobre as tandências e transformações do mercado, sem admitir a imobilidade, a fixidez dos metros quadrados e das prateleiras, em face do raiar da era digital. A globalização, a tecnologia, as novas regras de seletividade dos profissionais e o encantamento do cliente são temas abordados neste livro com admirável eficiência. Todas as pessoas comprometidas de algum modo com o segmento de vendas devem lê-lo, precioso instrumento que é para que se profissionalizem e se desenvolvam. Nesta obra, um dos maiores especialistas do país nas peculiaridades do comércio de varejo mostra, de forma simples, objetiva e muito agradável, os caminhos de um futuro que já existe.