Esta é uma obra de abrangência, que compreende da educação básica à superior. Nos três eixos articulados que a sustentam (currículos, avaliação e práticas educativas) são tratadas questões polêmicas que preocupam a maioria dos educadores brasileiros na atualidade. Entre elas estão as implicações da organização curricular na qualidade de ensino oferecido pelas escolas; algumas propostas curriculares, como, por exemplo, a do estado de São Paulo; os mecanismos de controle em vigor para avaliar o desempenho dos alunos, bem como as práticas educativas vigentes nas instituições escolares - sempre sem perder de vista o aprendiz em formação e o próprio sistema educacional. São trabalhados, também, de diferentes perspectivas, temas ainda pouco frequentes na literatura acadêmica, tais como o das políticas de atendimento a crianças e adolescentes em contexto hospitalar, as relações, na rede pública de ensino, entre a gestão escolar e a inclusão de alunos com necessidades especiais, além de um capítulo dedicado à formação moral da criança autista. Espera-se assim oferecer ao leitor um panorama atualizado da educação brasileira, a fim de propiciar a reflexão sobre os rumos que vêm se delineando na área.