O atual universo da Literatura para crianças e jovens ganha, com a obra Literatura infantojuvenil: desafios para o letramento literário pesquisas e experiências no âmbito escolar, uma perspectiva renovada como campo profícuo de estudos e de pesquisas. Isso ocorre a partir de relatos e da prática efetuada por professores das redes públicas de Educação no Paraná. Ler e formar leitores são aspectos presentes na ordem do dia das pesquisas e estudos voltados à formação de profissionais do Ensino Fundamental e Médio. Tais aspectos do cotidiano escolar são, em boa parte, enfatizados, também, nos Mestrados Profissionais, como, por exemplo, no Profletras, espaço no qual nasce esta obra. Nesse contexto, o letramento literário constitui-se, na atualidade, em um dos desafios mais significativos das escolas públicas e das práticas docentes voltadas à formação leitora. Já não impera mais o senso comum que advertia que nossas crianças e jovens não leem, mas, sim, a constatação de que o compasso entre a leitura dos jovens aprendizes e o da escola está em desalinho. A escola começa, lentamente, a se mover em direção à compreensão e à adequação das práticas leitoras dos jovens aprendizes. Leitores em formação, os educandos expressam, na atualidade, ainda que de forma tímida, seus gostos, ensaiam seus primeiros passos nas observações críticas, explicitam suas percepções frente a um universo diferenciado de produção de material de leitura voltado a sua realidade.