A obra destina-se a professores(as), pesquisadores(as), estudantes de graduação e pós-graduação em história e demais licenciaturas, mas também ao público em geral que se interessa pelo campo das Ciências Humanas. Partilhando das preocupações listadas por Rüsen e Barca, de pensar um processo de ensino/aprendizagem contextualizado e ancorado na investigação das evidências empíricas, selecionamos os textos presentes nessa coletânea que versa sobre o Ensino de História e as questões da cultura contemporânea. Assim, a presente publicação intitulada de Prospecções no Ensino de História: direitos, cultura e diversidade nasceu das problemáticas vivenciadas e partilhadas com os colegas do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis, nas quais buscamos refletir sobre as temáticas do Ensino de História e suas interfaces com os direitos humanos, linguagens e diferenças. Buscamos, assim, congregar uma pluralidade de temas, abordagens e objetos de estudos de pesquisadores de diferentes regiões do país, permitindo uma visão ampla acerca das experiências de ensino e pesquisa no Brasil. Esperamos, pois, contribuir para a construção de uma sociedade multicultural, democrática e igualitária; bem como a superação, no âmbito do ensino de história, dos preconceitos, estereótipos, discriminação social e racial e no qual a diversidade cultural, o respeito às diferenças e as relações igualitárias sejam os principais fundamentos.