Este livro visa apresentar as contribuições de estudos desenvolvidos e coordenados pelas Profas. Dras. Erika dos Reis Gusmão Andrade e Elda Silva do Nascimento Melo que, pertencentes na época dessa produção, a Linha de Formação e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, construíram, em parceria, uma metodologia participativa e colaborativa de construção do conhecimento, envolvendo doutorandos e mestrandos com estudos sobre a formação docente. Tal metodologia permite ultrapassarmos o modelo tradicional e individualista de produção do conhecimento científico, para uma postura de reflexão coletiva qualificada sobre os fenômenos estudados proporcionando uma melhor compreensão da realidade, em nosso caso a formação docente. Mais ainda, amadurece o grupo de orientadoras e orientandos na apropriação da teoria que os embasa, a Teoria das Representações Sociais, possibilitando a qualificação do olhar interpretativo e o aprofundamento analítico de um fenômeno tão caro ao grupo: a formação de professores no Brasil, em específico, no nordeste de nosso país.