Uma educação básica de qualidade, num mundo em que os conhecimentos técnico-científicos não podem mais ser exclusividade de especialistas mas sim condição para a cidadania e para o trabalho, exige que os professores das várias ciências estejam sendo permanentemente atualizados em suas disciplinas e nos processos de aprendizado. Contudo, diante de carências formativas iniciais muito grandes, atualização é quase um eufemismo. Nações de cultura ibérica se reuniram para examinar os aspectos comuns deste problema e para partilhar experiências e propostas. Verificou-se uma problemática comum, identificaram-se diferenças regionais importantes e, sobretudo, um campo para cooperação e intercâmbio e já se produziram algumas importantes contribuições, nesse sentido. Este livro, que integra uma coleção tratando dos muitos aspectos da formação e da profissão docente, apresenta análises da condição atual da formação continuada dos professores de ciências e orienta a concepção de programas de formação, seu tratamento didático e a escolha de seus conteúdos. Traz ainda estudos de caso de programas de alcance internacional, nacional e unidisciplinar de formação continuada, um estudo de fases e tendências por que passou o ensino de ciências, assim como um conjunto de recomendações gerais.