Esta obra surge como resultado de uma investigação cujo objectivo primordial foi o de construir, aplicar e avaliar um programa de desenvolvimento de competências pessoais e sociais com vista à promoção do sucesso académico.Com base num racional teórico integrativo e eclético, a intervenção foi realizada através de abordagens humanista, cognitivista e cognitivo comportamental, recorrendo o autor a uma metodologia activa, fazendo uso de técnicas e estratégias específicas como role playing, dinâmicas de grupo, ensinos em grupo, auto registos e actividades favorecedoras de transferência de competências.A conclusão desta investigação é a de que a aplicação destes programas conduz os alunos para um maior desenvolvimento das suas competências, levando os a um maior sucesso académico, ao desenvolvimento das suas aptidões pessoais, sociais e profissionais, de saúde física e mental, de bem estar subjectivo e de capacidade para lidar com situações geradoras de stress.Para o autor a intervenção para a promoção do sucesso académico dos estudantes deve ser efectuado por programas adequados à optimização do desenvolvimento, mediante uma acção preventiva, trabalhando de forma intencional, sistemática e dinâmica. A realização deste objectivo é facilitado quando percorridas as quatro etapas que o autor identifica ao longo da sua obra. Segundo o mesmo, é de extrema importância e relevante intervir com os estudantes, objectivando a activação psicológica e a optimização do seu desenvolvimento, a fim de o seu sucesso académico ser um êxito.