Após a morte, Brás Cubas decide contar a estória de seus amores e sua classe. Apesar desse mote fantasioso, o primeiro grande livro de Machado de Assis é um retrato realista do Segundo Reinado brasileiro. De maneira crítica e bem-humorada, o defunto conversa com o leitor para narrar casos de adultério e tramas políticas da elite do período. Além de um ensaio estimulante sobre o texto machadiano, o professor Antônio Medina Rodrigues preparou mais de 500 notas que explicam a obra e seu contexto. Prefácio e Notas Antônio Medina Rodrigues (USP) Ilustrações Dirceu Marins Sumário Forma e Sentido nas Memórias Póstumas de Brás Cubas – Antônio Medina Rodrigues A EnunciaçãoA Identidade de Brás CubasOs Dois Planos do LivroNós e o “Defunto Autor”Ficção e SilogismoMemória e LaconismoAs PressuposiçõesTrês DimensõesA Base NarrativaAs Duas MulheresA UtopiaUma Visão PolíticaO Narrador quando JovemVolta ao LarFamíliaA Narrativa e as CirandasDores do MundoAcaso e DeterminismoA Morte Superando a MorteA Dança (Perfeita) dos AstrosSuperstição e RacionalidadeOutono / InvernoA NarraçãoO foco narrativoO Corpo e a FronteiraVerbo e VidaA DigressãoA RecolhaO Momento da Líricamemórias póstumas de brás cubas Machado de Assis – Visão de Conjunto – Antônio Medina Rodrigues PreliminaresObrasA Evolução do RomancistaNotas