O segundo volume do Direito das Startups reforça ainda mais a importância das startups no Brasil, que não só têm influenciado positivamente o mercado, como agora moldam o Direito numa leitura ao mesmo tempo moderna e vanguardista. O livro é um must-read tanto para empreendedores antenados nas dores que precisam ser ultrapassadas para se ter uma empresa de sucesso como também para operadores do direito que pretendem atuar ou que já atuam nesse mercado de empreendedorismo, seja como executivo ou como consultor. A leitura, sem o juridiquês próprio dos livros de Direito, auxilia o leitor a pensar o seu negócio de maneira estratégica. Não se trata apenas de saber o direito ao caso concreto, mas de entender, por exemplo, como fazer ou receber um investimento (ou se proteger contra armadilhas), como e porque proteger marcas e softwares e ainda, quais as responsabilidades que gestores de startups possuem, ou como esses gestores podem incentivar fundadores, sócios e colaboradores através de instrumentos jurídicos como o stock options, ou mesmo como resolver conflitos entre eles. Outros assuntos de igual importância complementam o livro, como temas societários (SCP e S/A), os famosos mútuos conversíveis, o pensamento estratégico relativo ao acordo de cotistas, os meandros jurídicos dos marketplaces, os importantes assuntos sobre Termo de uso e Política de Privacidade e, ainda, detalhes das fusões e aquisições, uma das principais estratégias de saída (desinvestimento) das startups. Camila Farani Advogada, empreendedora e Shark no SharkTank Brasil.